segunda-feira, 15 de abril de 2013


 10 curiosidades sobre vinhos que você precisa saber


Que o vinho é uma das descobertas mais apreciadas no mundo inteiro há milhares de anos, a maioria das pessoas já sabe. Mas existem fatos muito mais interessantes e curiosos sobre esta bebida maravilhosa que não são tão conhecidos assim.


Aqui no Mosaico Restaurante, nós não dispensamos uma boa carta de vinhos, por isso, buscamos para você as melhores dicas e curiosidades sobre estas delícias! 

1- Se você adora tomar vinho tinto, mas evita por causa do pigmento que ele deixa nos lábios, não se preocupe, pois basta misturar uma pequena quantidade de açúcar e água na ponta dos dedos, esfregar contra seus lábios e pronto: você já pode saborear sua taça sem se preocupar.

2- Há um vinho para cada estação do ano e geralmente se indica que no outono sejam saboreados os tintos de médio corpo; no inverno, os tintos mais encorpados; na primavera, vinhos rosés; e no verão, os mais refrescantes como vinhos brancos, frisantes, espumantes e frutados.

3- Produto destilado das uvas brancas, o conhaque também é feito de vinho!  Mas apesar de terem a mesma origem, vinho e conhaque são muito diferentes em seus teores alcoólicos, coloração e modo de fabricação: o conhaque em específico, é envelhecido em tonéis de carvalho.

4- Existe até a taça certa para cada tipo de vinho, para que na degustação, todas as características do sabor sejam privilegiadas e mantidas inalteradas. Algumas das dicas mais comuns é que sejam taças transparentes feitas sempre em cristal.

5- Segundo superstições, quando se derrama vinho à mesa, é sinal de alegria próxima!


6- Há uma diferença muito grande entre os vinhos denominados “suaves” (de mesa) e os “finos” (doces). Produzidos com as uvas europeias (as ideais para produção do vinho), os vinhos finos são naturalmente adocicados pela glicose da uva e seu custo de produção é maior. Já os vinhos suaves, recebem adição de açúcar por serem produzidos com uvas americanas que não possuem a substância natural adoçante, fazendo com que percam qualidade.

7- Por possuírem uma substância chamada tanino, os vinhos são antioxidantes naturais e com um consumo de 150ml por dia, você já poderá prevenir o envelhecimento precoce e outras doenças como o câncer.

8- Alguns vinhos são rotulados com o termo “vinho reservado” como uma jogada de marketing para a venda, pois o termo não significa qualidade superior, e eles podem ser até os mais simples feito pela vinícola. Já os “vinhos de reserva” são aqueles feitos de modo criterioso, com maceração especial e respeito ao tempo necessário para que o sabor chegue ao ponto ideal.

9- Quando se trata do profissional que trabalha diretamente na indústria dos vinhos, coordenando e supervisionando uma produção, estamos falando do enólogo. Já quando falamos de alguém que atende aos clientes em um restaurante, auxiliando na escolha e harmonização do melhor vinho, se trata de um sommelier.

10- A diferença entre frisantes e espumantes está na quantidade de gás que é colocado em cada um durante o engarrafamento. Os frisantes recebem uma quantidade mais sutil, enquanto os espumantes ficam com um maior volume de gás.


Todas estas descobertas sobre o universo dos vinhos dão até água na boca não é mesmo? Que tal então matar a sede por estas delícias aqui mesmo no Mosaico Restaurante?

Estamos esperando por você! 
Mosaico Restaurante. Um Mosaico de opções!

        Curta e compartilhe nossa fanpage: www.facebook.com/MosaicoArraial


Mosaico Restaurante
Aberto todos os dias à partir de 12hs
Estrada do Mucugê, 250 - Arraial D'ajuda/BA
(73)3575-1129
Facebook: www.facebook.com/MosaicoArraial 




Moqueca Baiana


Este é um prato originário dos Indígenas. No caso da moqueca baiana, ou moqueca como é conhecida em muitos estados, é uma mistura de peixes e temperos tradicionais da cozinha baiana.

Na Bahia a moqueca é cozida em panela de barro, mas antigamente os índios costumavam assar a moqueca numa grelha de varas ou em apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes – conhecido como moquém.

A moqueca baiana é cozida com ingredientes típicos da região do nordeste, o leite de coco e o azeite de dendê dão o sabor único deste maravilhoso prato tradicionalmente brasileiro. O peixe é da preferência de quem vai comer, mas os recomendados são: Badejo e Dourado.

Toda moqueca deve ser servida bem quente com pirão de peixe e um arroz. E pode ser acompanhada de um bom vinho branco. E para melhor digestão o recomendado é comer frutas frescas logo após o prato principal.


A moqueca do Mosaico Restaurante é servida com 400grs de Dourado, iguarias típicas da Bahia e 200grs de camarão. Além do melhor tempero de Arraial d'Ajuda. É acompanhada de arroz branco, pirão e salada. Também disponibilizamos da moqueca de badejo com frutos do Mar. Venha experimentar esta delícia! Mosaico Restaurante. Um Mosaico de opções!


Prato para duas pessoas: R$74,90


           Curta e compartilhe nossa fanpage: www.facebook.com/MosaicoArraial


Mosaico Restaurante
Aberto todos os dias à partir de 12hs
Estrada do Mucugê, 250 - Arraial D'ajuda/BA
(73)3575-1129
Facebook: www.facebook.com/MosaicoArraial 


O QUE FAZER EM ARRAIAL D'AJUDA




Seguindo com a série "O que fazer em Arraial d'Ajuda", hoje vamos falar da noite de Arraial, onde a rua do Mucugê é um dos principais atrativos. Considerada a rua mais charmosa do Brasil, ela oferece aos seus frequentadores uma incrível experiencia gastronômica, contando com uma vasta gama de restaurantes. Sem querer "puxar a sardinha" para nosso lado, mas o Mosaico Restaurante, está dentre as melhores escolhas, pois conta com uma infinidade de opções que vão desde beirutes, passando por crepes, tábuas de petiscos, massas, até os mais sofisticados pratos à la carte, à base de peixe e carnes nobres.

Na rua do Mucugê os visitantes também encontrarão opções de laser tais como, club's, mini parque para crianças, uma ambiente destinado a exposição e preservação de corais nativos, dentre vários outro atrativos.

O axé não é o ritmo das noites do Arraial. Na Rua do Mucugê, bares, restaurantes e boates oferecem ritmos variados como blues, MPB, classic rock, instrumental, passando também pela musica latina e eletrônica.

Um local tradicional no Arraial é o Beco das Cores. Uma viela com bares, restaurantes e lojas também na Rua do Mucugê, sempre tem um som ao vivo. Outra opção são luaus na praia, são concorridos e reúnem várias atrações musicais. E claro também não podemos esquecer de mencionar a Ilha dos Aquários, um lugar sensacional que além de ser uma casa noturna, serve de abrigo para várias espécies de tubarão e  outros peixes do mar. 

Curta e compartilhe nossa fanpage: www.facebook.com/MosaicoArraial
Mosaico Restaurante
Aberto todos os dias à partir das 12hs
Estrada do Mucugê, 250 - Arraial D'ajuda/BA
(73)3575-1129
Facebook:www.facebook.com/MosaicoArraial