quinta-feira, 18 de abril de 2013


O QUE FAZER EM ARRAIAL D'AJUDA


Em meio ao agito da Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, uma novidade com proposta ambiental é o Espaço Coral Vivo Mucugê. Como ele está em uma das regiões mais ricas do país em biodiversidade marinha, a intenção é aproveitar a alta circulação de turistas e moradores para transmitir informações sobre a importância da conservação dos recifes de coral. Trata-se de uma iniciativa do Projeto Coral Vivo, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e com o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque. A visitação é gratuita. Pode ser feita sempre de terça a domingo, das 17h às 22h.



Ao oferecer mais está opção à rua do Mucugê, acredita-se que essa nova atração turística será fundamental, visto que nas redondezas ficam áreas de proteção integral, tais como o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora e o Parque Municipal Marinho de Coroa Alta. No Espaço Coral Vivo Mucugê, estão expostas, por exemplo, colônias centenárias de cinco espécies encontradas na Bahia, como corais cérebro e corais-de-fogo – pertencentes ao acervo do Museu Nacional/UFRJ, que foram emprestadas ao Projeto Coral Vivo.

O espaço de 200 m² conta também com uma maquete do Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo – que fica no Arraial d’Ajuda Eco Parque, e com painéis visuais sobre a biodiversidade marinha e os recifes da região, além das ações desse projeto sem fins lucrativos. Há ainda uma loja com produtos exclusivos sobre a temática marinha brasileira com a marca Coral Vivo. Todos os recursos são revertidos para ações de conservação marinha, incluindo pesquisa, educação e mobilização social.

Esse é o terceiro ponto turístico do Projeto Coral Vivo, com informações de conservação de ambientes coralíneos. Além do primeiro, que está dentro do Arraial d’Ajuda Eco Parque, que foi inaugurado em dezembro de 2011. No Rio de Janeiro, o Centro de Visitantes é no Parque dos Corais de Búzios.

Esperamos que tenham gostado dessa nova dica do que fazer em Arraial d'Ajuda.

             Curta e compartilhe nossa fanpage: www.facebook.com/MosaicoArraial


Mosaico Restaurante
Aberto todos os dias à partir de 12hs
Estrada do Mucugê, 250 - Arraial D'ajuda/BA
(73)3575-1129
Facebook: www.facebook.com/MosaicoArraial 



Do que é feito um chef de sucesso!


Mais do que gosto pela cozinha e uma boa pitada de talento, os grandes chefs estudaram muito para chegar onde estão, trabalhando, fazendo cursos, especializações, ganhando experiência e conhecimento. É um caminho árduo, que deve ser percorrido com paciência e persistência.

Mas se você quer fazer gastronômia e já está ficando assustado, a Chef do Mosaico Restaurante, Leonária Santos,  veio especialmente revelar sua receita para o sucesso!



Em primeiro lugar graduação. Existem algumas excelentes faculdades de gastronômia aqui mesmo no Brasil, mas é claro que estudar no exterior onde estão as melhores escolas gastronômicas, agrega valores ao seu currículo. Para quem não tem tantos recursos para investir na graduação, as escolas e cursos técnicos são uma boa opção que aliam boa aprendizagem e economia.


Lavar pratos provavelmente será o segundo passo. No começo da carreira, não há como escapar de certas funções não tão gloriosas. Pois você ainda será inexperiente e deverá aprender aos poucos como subir até os degraus mais altos na profissão. Mas não desista, essa experiência será muito importante mais à frente.


Outro fator importante é falar pelo menos mais um idioma. Afinal, a gastronomia é universal. Para se comunicar bem é preciso ter as palavras na ponta da língua. E pra quem pensa que vai se dar bem falando só o inglês, está enganado, o francês é a língua “oficial” da gastronomia.


Quem realmente quer se aventurar na cozinha não pode ter medo de criar, arriscar e deve ser curioso, ter força de vontade, pois o aprendizado acontece muito mais rápido quando se corre atrás do objetivo.


E finalizando, não se esqueça de que à medida que você alcançar posições de comando, a cozinha irá tomar uma parte maior de seu tempo. Não haverá folgas nos finais de semanas ou feriados, dependendo de seu local de trabalho, e que o salário inicial, para funções mais básicas, geralmente não é o suficiente para bancar os custos de uma graduação. Mas cá entre nós, todo este esforço é recompensado quando se faz aquilo que se ama. Tudo aquilo que é feito com amor, fica mais saboroso!
  
E aí, achou as dicas interessantes? Tem mais algum segredo que você usa para apimentar a carreira? Conte pra gente, comente!

            Curta e compartilhe nossa fanpage: www.facebook.com/MosaicoArraial


Mosaico Restaurante
Aberto todos os dias à partir de 12hs
Estrada do Mucugê, 250 - Arraial D'ajuda/BA
(73)3575-1129
Facebook: www.facebook.com/MosaicoArraial